OFICIAL
(11) 4425 7721 (11) 97474 3451 abc.cartuchos@hotmail.com

Tipos de Impressoras e suas aplicações

As impressoras jato de tinta são as mais utilizadas e possuem em sua arquitetura uma cabeça de impressão (interna embutida na impressora e externa quando já é anexada ao cartucho), que é a responsável por levar pequenas quantidades de tinta ao papel. Os cartuchos pretos são compostos por apenas um reservatório de tinta, enquanto que os coloridos são compostos por três reservatórios de tintas o ciano, amarelo e o magenta que são as cores primárias, é através da mistura destas três cores que são formadas todas as outras cores.

Tipos comuns de impressão, o térmico(TT), térmico(TD) piezoelétrico e a Jato de tinta.

 

Térmico(TD) : É o sistema mais utilizado, neste processo a tinta é aquecida entre 350 a 500º C, faz com que a tinta de uma fita de transferência térmica evapore e crie bolhas de tinta assim se fixando à etiqueta ou papel.

Térmico(TT) : Não existe um cartucho de tinta, a cabeça de impressão aquece diretamente um papel com elementos químicos especiais, fazendo com que a impressão apareça. Exemplos de maquinas que ultiliza esse processo, (Caixas eletrônicos, pedágios e maquinas de cartões).

Piezoelétrico ou Micro piezo: Uma minúscula câmara logo atrás do jato serve como reservatório temporário de tinta. É aplicada uma pequena carga elétrica e este reservatório “se dobra” para trás, puxando uma pequena quantidade de tinta que pode variar de acordo com a carga aplicada. É aplicada outra carga elétrica e o reservatório “se dobra” para frente, empurrando a tinta em direção ao papel.

Jato de Tinta : As impressoras jato de tinta contém um sistema que inclui um cabeçote de impressão, e nele existem centenas de furinhos que aplicam gotículas de tinta no papel.